na mídia

A Profissional

Nominuto.com (23/02/2011)

I Encontro de Comunicação e Marketing Digital acontece em março

Evento é gratuito e contará com palestrantes de peso no mercado da comunicação e do marketing do RN.

Hoje em dia a presença de uma empresa na internet é tão importante quanto sua localização física. Mas para se adequar a esse processo é preciso estar preparado. Atualizar-se tornou-se fundamental no mercado de trabalho. Visando esta busca do conhecimento no campo das redes sociais, será realizado em Natal o I Encontro de Comunicação e Marketing Digital, que acontecerá no dia 16 de março no Auditório do Sebrae/RN, a partir das 19h.

O objetivo do evento é criar no Rio Grande do Norte uma comunidade que discuta, interaja e se organize sobre o assunto. O evento será realizado pela IT Cursos e será gratuito, contando com palestrantes de peso no mercado da comunicação e do marketing no estado, como Stella Galvão, Alinne Fernandes e Bruno Oliveira.

 

PALESTRAS

Stella Galvão

– Desafios da Comunicação Corporativa na Era das Mídias Interativas.

Jornalista , mestre em História da Ciência (PUC-SP), trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo especialista em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Alinne Fernandes

– A profissão Social Media

Jornalista com MBA em marketing estratégico. Trabalha há 07 anos na área de web, tendo exercido cargos de redatora, diretora de conteúdo, arquiteta da informação, planejamento digital e executiva de contas digitais.

Bruno Oliveira

– Marketing Digital

Mini-Currículo: MBA em Marketing pela FGV, Especialista em Marketing Digital, Consultor de Marketing Político e especialista em Business Intelligence

(Link http://www.nominuto.com/noticias/cidades/i-encontro-de-comunicacao-e-marketing-digital-acontece-em-marco/69389/)

Revista Idéias & Negócios (22/02/2011)

Mídias Sociais: Será que a mídia social virou marketing?

As grandes empresas já entenderam o recado que essa nova geração está passando. Vieram para se socializar, aprender, interagir, buscar informação, compartilhar, formar opinião e a internet é o grande meio que elas estão utilizando para fazer tudo isso.

Alinne Fernandes, que trabalha com o conteúdo online há algum tempo, sabe que a internet muda muito. O que hoje está na moda, no caso as mídias sociais, amanhã pode não estar mais. Como as mídias sociais são o grande ‘Booom’, o marketing digital é um mercado novo que está se consolidando entre as empresas. Segundo ela, as empresas estão começando a despertar nesse sentido.

“O cliente e as empresas estão aprendendo a usar essas ferramentas cada um a seu favor. O que as empresas não podem é deixar esse trabalho nas mãos de quem não tem formação específica, e correrem o risco do desastre. O que vejo é muita gente achando que sabe tudo sobre as mídias, sem ter sequer estudado sobre o assunto. O ideal é primeiro montar uma estratégia para atingir o seu público alvo. Contratar pessoas especializadas para que elas foquem o direcionamento do marketing digital da empresa contratante. É um campo novo, na realidade, tem espaço para esses novos profissionais, eles apenas precisam ter foco no trabalho para garantir resultado e o bom retorno para a empresa que os contrataram. As empresas têm uma verba anual para gastar com mídia, mas têm de saber planejar para que a coisa aconteça a seu favor. Natal tem potencial para investimento no marketing digital, mas o empresariado ainda está com um pé atrás. Em São Paulo, algumas empresas investem até R$ 50 mil por mês nesse segmento, e o retorno já é bem visível. Quando você quer, quando planeja e se dedica ao seu projeto, você pode se surpreender com o resultado”.

Alinne Fernandes é jornalista com MBA em marketing estratégico. Trabalha há sete anos na área de web, tendo exercido cargos de redatora, diretora de conteúdo, arquiteta da informação, planejadora digital, executiva de contas digitais em empresas como a Interativa e Ratts|Ratis. Atualmente, trabalha como diretora de projetos de Marketing Digital da Maxmeio Agência de Comunicação Digital (criando e planejando ações de marketing digital) e como consultora de Marketing Digital da FARN.

Marketing estratégico nas mídias sociais

Ainda há muita resistência por parte das empresas em criar suas comunidades em redes de relacionamento, blogs, perfis no Orkut, Twitter, Facebook, entre outros. Na maioria das vezes, o empresário tem medo de expor sua marca, com receio de ‘arranhões’, deixar seu nome na mão de uma agência de publicidade não confiável ou mesmo ter uma falha da empresa divulgada. Mas, o que eles nem sempre dão conta é de que os riscos são próprios dos negócios.

Nas redes podem ser localizados fãs da marca que ajudam a divulgar e espalhar notícias sobre elas. E isso pode acontecer de fato mesmo sendo uma empresa de construção. A internet não é a grande maravilha de uma campanha publicitária, tem os seus riscos, mas há uma grande vantagem em permanecer nas redes sociais, pois a publicidade fica menos invasiva.

Por exemplo, usuários de uma grande seguradora, ‘tuitam’ quando o guincho da empresa chega para salvá-los em um acidente, essa atitude termina por divulgar positivamente o serviço prestado, melhor conceituando a marca, até mais do que uma publicidade poderia fazer.

Antes de se aventurar nas mídias sociais, primeiro o empresário precisa ter vontade de resolver os problemas. Não faça apenas propaganda da sua empresa, também tente aproveitar ao máximo o canal com os clientes,. Ouvir as reclamações e sugestões é bastante válido, humaniza a empresa, tornando-a acessível a qualquer pedido do seu cliente.

Por Anna Karolline Dantas
Imagem: Shutterstock

(Link http://www.revistaideiasenegocios.com.br/IN/?p=217)

Tribuna do Norte (27/10/2010)

“Evento: It Design Day 2010”

A IT Cursos, escola especializada em TI, com 2 unidades na grande Natal, realiza o IT DESIGN DAY, no próximo dia 30 de outubro, na unidade Ayrton Senna. O evento trará muita novidade, conhecimento, descontração, palestrantes de peso, sorteios e muito networking. Na programação, palestras sobre o mercado de trabalho, competências profissionais, novas áreas do conhecimento para o profissional da comunicação, novidades tecnológicas dos principais players do mercado, palestrantes especialistas, professores e estudiosos. Estudos de caso de profissionais com ampla experiência na área.
Objetivo: Reunir em um só lugar, profissionais, estudantes e amantes da tecnologia, especialmente da área da comunicação, design e mercado Web em geral.

Data e local do evento:
O IT Design Day será realizado no dia 30 de Outubro de 2010 na IT Cursos – Unidade Ayrton Senna. ( Av Ayrton Senna 1501 ).

Valor de Inscrição no evento:
R$ 30,00 e R$ 15,00 ( Aluno IT Cursos )

DESIGN DAY – Programação
Sala Steve Jobs: Palestras Técnicas

– Giovanni Barros: Diagramação com Indesign e Quark
– Mara Melo: Fotografia para Design
– Brito Junior: Flash como Ferramenta de Animação
– Alisson Medeiros: HTML + DHTML Além de uma marcação
– Eryckson de Lima: Rádio WEB
– Alinne Fernandes: Revolução Digital: tendências e realidade atual
– Diogo Paschoal: Cores para a Web
– Karlisson: Efeitos em Javascript

Link para a nota http://blog.tribunadonorte.com.br/tecnologiacomentada/evento-it-design-day-2010/45423

 

“Analista diz que redes sociais determinaram o 2º turno das eleições”

Nominuto.com (13/10/2010)

Nominuto.com (matéria de 13/10/2010 com repercussão de entrevista no Jornal 96 FM)

A analista de redes sociais Alinne Fernandes (@alinnefernandes) afirma que a internet foi determinante na disputa política para a Presidência da República. Somada à polêmica envolvendo o aborto e preferência religiosa e o desgaste em virtude do caso Erenice, ela estima que as redes sociais tenham influenciado na queda da candidata petista Dilma Rousseff e, consequentemente, na ida ao segundo turno com o tucano José Serra.

Alinne comentou sobre o assunto em entrevista concedida ao jornalista Diógenes Dantas para o Jornal 96 (96FM), na manhã desta quarta-feira (13). Segundo a especialista em marketing virtual, o povo já possui certo descrédito com a política em virtude dos escândalos constantes e, portanto, a mobilização na internet foi muito mais negativa do que positiva. Além disso, as próprias equipes de marketing não eram capacitadas o suficiente para lidar com as novas mídias.

“Treinei algumas equipes de marketing para campanha, e muitos sequer conheciam as ferramentas das redes sociais. Não dá pra você trabalhar em cima de uma coisa que as pessoas nem sabem o que é ou como funciona”, diz. De fato, a própria campanha de Dilma admitiu que a mobilização na internet prejudicou a candidata.

Matéria na íntegra –> http://migre.me/1yJNO

 

 

Nominuto.com Matéria de 30/09/2010

 

Jornalista Alinne Fernandes está concorrendo no concurso nacional “Peixe Grande”, que seleciona os melhores projetos de mídias digitais do país.
A jornalista potiguar Alinne Fernandes está concorrendo no concurso nacional “Peixe Grande”, que seleciona os melhores projetos desenvolvidos no país no setor de mídias digitais. As categorias, no caso, são para agências do setor, profissionais freelancers e blogueiros.

O blog da jornalista, intitulado “Alinne Fernandes”, aborda questões sobre marketing digital e as tendências do mercado online. De acordo com ela, o principal diferencial de sua página na web é reflexo das informações postadas. “Não é apenas um site que informa sobre prestação de serviços, mas também apresenta conteúdo que muitas vezes influencia até mesmo grandes empresas da área”, diz.

Leia mais no –> http://www.nominuto.com/noticias/cidades/potiguar-concorre-em-concurso-nacional-de-midias-online/61375/

Revista “O Poder” (Julho de 2010)

Matéria sobre Marketing Político Digital nas Eleições 2010.

Marketing Político Digital – Por Gabriel Leite ( CEO da Mentes Digitais -SE)

Declaração na palestra. Apresentação completa no: http://www.slideshare.net/mentesdigitais/marketing-poltico-digital-por-gabrieleite-e-usurios-4992154

Listada entre as 50 referências de Brasil e Portugal (na área de marketing digital) no livro de @andretelles . Lançado em junho de 2010.

Indicada pela pesquisa @redes_sociais  (Brasil) como uma das melhores profissionais da área no país.

http://www.midiassociais.net/2010/02/eles-entendem-do-assunto

“Canal da Imprensa (sp) – Edição de setembro”

Jovens cada vez mais conectados usam redes sociais para analisar candidatos. Os presidenciáveis se desdobram para acompanhar o ritmo.

Durante a campanha presidencial de Barack Obama, o uso maciço da internet e sua inegável contribuição para a vitória do democrata chamou a atenção do mundo. Agora, políticos de todas as partes abrem a mente para esse novo meio de conquistar votos. O marketing digital torna-se imprescindível para quem quer se mostrar atualizado.

No Brasil, os resultados desta “sacada publicitária” poderão ser observados nas eleições 2010, pois uma pesquisa do Ibope a ponta que o Brasil está entre os 10 países que mais utilizam redes sociais no planeta. O estudo revela também que 87% dos navegantes empregam a maior parte do seu tempo nessas redes, juntamente com sites de vídeo e microblogs. Entre os internautas, os que mais acessam esses sites são os jovens. Em média, 70% das pessoas de 18 a 24 anos acessam mídias sociais e abrem cerca de duas mil páginas por mês.

Leia mais no –> http://www.canaldaimprensa.com.br/leitura.asp?id=0091

“Mercado aberto (RN)”

Twitter: ferramenta de negócios

Lançado há quatro anos como uma rede social para postagem de mensagens rápidas, o Twitter conta hoje com 75 milhões de usuários e tem se transformado em uma verdadeira ferramenta de negócios. O site já atrai empresas que pretendem promover sua marca e seus produtos na web, além de fidelizar clientes.

Para a consultora de Web Marketing, Alinne Fernandes, o surgimento das redes sociais fez com que as empresas começassem a apostar em páginas nos sites de relacionamento como forma de aproximação com seu público-alvo.

Leia mais no –>http://www.portalmercadoaberto.com.br/noticias-det?noticia=25

“Universitária News – Outubro 2009”

 

 

 

 

 

Ações Digitais


Avemarketing (SP) http://www.elciofernando.com.br/blog/2010/08/acao-digital-objetiva/

Mídias Sociais http://www.midiassociais.net/2010/08/botton-lanca-acao-digital-de-dia-dos-pais/

Revista Próxxima (SP)  http://www.midiassociais.net/2010/08/botton-lanca-acao-digital-de-dia-dos-pais/

Revista Próxxima (SP)  www.proxxima.com.br/portal/noticia/Botton_cria_acao_digital_focando_a_Copa

http://www.mmonline.com.br/portal/noticia/Harabello_lanca_acao__MilEmocoesHarabello_