11 de setembro

Trabalhando com SharePoint da Microsoft

Microsoft-Sharepoint-580-75

Nesses 10 anos em que trabalho com Internet passei por várias empresas especializadas em vários nichos diferentes.

Como todos sabem, acabei convergindo e voltando os meus estudos para as áreas de Google Marketing e Social Media, me interessando recentemente por tudo o que envolve BI. Eu não percebi, mas toda essa mudança de interesse e ampliação e horizontes, que aconteceram naturalmente, me trouxeram para um ponto que desde o início era (e eu não sabia) o ápice da comunicação e do marketing digital: a mensuração de resultados de todas as ações web que ditam as atuais tendências de mercado para as organizações.

Há 3 meses troquei um cargo de planejamento estratégico de marketing digital na Orange Five, aqui em SP, para abraçar um novo desafio: ser responsável pelo marketing de uma empresa Microsoft Partner que oferece produtos em duas plataformas da Microsoft: O SharePoint e o Oficce 365.

O Office basicamente é uma plataforma em nuvem em que podemos hospedar os sistemas criados sem que a empresa necessite de um servidor interno e consequentemente de manutenção desse servidor.

No momento eu estou mais voltada para o conhecimento do SharePoint e de todo o universo de desenvolvimento que ele oferece.

Se antes eu acompanhava programadores desenvolvendo intranets, extranets, portais públicos e colaborativos, soluções de BI e etc do zero, hoje eu acompanho a criação e desenvolvimento de várias ferramentas em uma só plataforma. Tudo com cronograma, horas calculadas, prazo respeitado e, principalmente, redução significativa na margem de erro dos projetos.

O SharePoint não é uma ferramenta barata, mas em compensação, com a compra do programa e das assinaturas de usuários, as empresas podem utilizá-lo desde a criação e desenvolvimento de site ou blog, passando pela Intranet e Extranet até o desenvolvimento de portais de relacionamento com o cliente. Tudo desenvolvido por uma só empresa, diminuindo a dependência de agências e até mesmo incentivando os setores de marketing a trabalharem sem sobrecarregar os setores de TI.

São soluções que atendem empresas de pequeno, médio e grande porte e que oferecem segurança total tanto nos serviços quanto na usabilidade e funcionalidade dos projetos. Enfim uma plataforma que une todos os setores de uma empresa e que possibilita a prática de uma comunicação unificada e sem ruídos.

Deixe seu comentário