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Campanhas de Marketing Político Digital 2012

Micarlos Medeiros (Candidato a Prefeitura de Riachuelo/RN pelo PT)

 

Névio Dártora (Candidato a Prefeitura de Caieiras/SP pelo PSDB)

 

 

Me Leva Harabello

Concurso Cultural Nacional, Me Leva Harabello. Para concorrer a uma viagem com acompanhante para qualquer lugar do Brasil, os participantes tiveram que enviar vídeos dizendo por que mereciam ganhar. O mais criativo levou o prêmio e o ganhador viajou com a esposa para o Rio de Janeiro. A ação teve duração de 1 mês e aconteceu de forma integrada com o Twitter e Facebook. No Twitter, sorteamos guias de viagens nacionais e internacionais entre os que usaram a hashtag #MelevaHarabello e no Facebook os internautas tiveram a oportunidade de compartilhar cartões postais de todas as capitais do Brasil. Alguns dos vídeos enviados podem ser conferidos no http://www.youtube.com/harabelloturismo

Mamãe Eu Quero Mamar Joinha

Capa do Facebook

Dia das Mães 2012 @Harabello

 

Imagem Divulgação

 

Capa do Facebook

 

#NatalFamíliaHarabello

 

#NatalHarabello

#ViajanteHarabello

Foursquare “Mayor Original”

#PaizãoOriginal

#MeuAmigoOriginal

#MilEmocoesHarabello

1000emocoesharabello

Cliente: Harabello

Ação:

A Harabello é uma agência de turismo localizada em Natal, Rio Grande do Norte, e é uma empresa especializada na realização de eventos e em oferecer pacotes nacionais e internacionais.

A ação foi promovida pela Mix Internet e teve duração de 46 dias.

O cliente queria gerar um buzz maior no Twitter e iniciar um processo de presença digital nas redes e mídias sociais. Inicialmente ele queria chegar aos mil seguidores. porém, como números não significam tudo, eu tive que criar uma ação que além de popularidade, trabalhasse o relacionamento da agência com os clientes.

Para que o objetivo fosse alcançado, uma ação composta por um hotsite interativo, que também teve como apoio as redes e mídias sociais foi criada.

Para concorrer a passagens aéreas  de ida e volta para qualquer lugar do Brasil, com um acompanhante, os internautas tiveram que postar uma frase em seus pefis de Twitter dizendo por quê a Harabello lhe proporcionava mil emoções e inserir a tag #MilEmocoesHarabello. Quando chegássemos a mil followers no Twitter, as passagens seriam sorteadas. Com isso, todos poderiam acelerar o sorteio indicando o perfil e convidando os amigos para participar.

O hotsite possuia um sistema que puxava a tag e, cada vez que alguém twitava a frase aparecia no mural da página junto com a foto do perfil no Twitter. Isso era exposto no site de forma randômica.

A ação foi regida por um regulamento divulgado tanto no site oficial da ação quanto nas redes e mídias sociais do cliente.

No início da ação o perfil possuía pouco mais que 300 seguidores. No último dia da ação chegamos aos mil e acabamos o dia com 1.024  followers. Apesar de ter participantes de várias partes do país (pois era nacional), a ganhadora foi de Natal.

O sorteio foi feito através da ferramenta Twicket (própria para sorteios de tags).

Alinne Fernandes atuou na criação, planejamento e monitoramento da ação.


 

“Qual o aroma do Natal”

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Cliente: A Parfumerie é uma rede de lojas do Rio Grande do Norte, especializadas na venda de perfumes e cosméticos das melhores marcas internacionais. A ação: Esta ação digital foi promovida pela Ratts,  aconteceu em dezembro de 2010 e, além de um hotsite, realizou pequenos concursos recreativos em algumas redes e mídias sociais. Entre elas Orkut, Twitter e Flickr. No  hotsite os internautas puderam se cadastrar e concorrer (a dois perfumes franceses, um masculino e outro feminino) através de mensagens que relacionaram o aroma do Natal com a Parfumerie. O concurso cultural foi regido por um regulamento, e apesar a Ratts (agência responsável pela ação) deixar claro que só poderiam participar pessoas residentes no RN, tivemos a participação de 8 estados do Brasil. No Twitter,realizamos concursos recreativos semanalmente e os vencedores ganharam miniaturas de clássicos como: Carolina Herrera, Dior, BVLGARI, Dolce & Gabbana, entre outros.
A ação foi um sucesso e logo o cliente resolveu fazer outra. Dessa vez, uma exclusiva para lançar o perfume Parisienne da Yves Saint Lohan.

Alinne Fernandes atuou gerenciando os perfis das redes e mídias sociais, monitorando a imagem da empresa durante a ação e elaborando os concursos das redes e mídias sociais.


“Bata um bolão com a Botton”



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Sobre o Cliente A Botton é uma loja especializada em roupas masculinas e que também fabrica as peças que comercializa. A empresa possui algumas lojas em shoppings de Natal e também uma no centro da cidade. É cliente da Maxmeio, agência digital responsável pela ação. Sobre a ação A ação digital teve como tema a Copa 2010 e a coleção (B Brasil), lançada pela loja durante o Evento e foi promovida pela Maxmeio (agência de comunicação digital da empresa). A interatividade aconteceu através de um hotsite e de redes e mídias sociais como Orkut, Twitter, Flickr e canal no Youtube. No hotsite os internautas  participaram através do “Bolão da Copa”  e da narração do vídeo com um gol da Copa de 1970. Lá eles puderam assistir as jogadas, gravar o áudio em MP3 e nos enviar. Ao final da ação (11 de julho), as três melhores narrações e os 3 primeiros colocados no bolão levaram prêmios. No Twitter os internautas interagiram através de um quiz com perguntas e respostas de todas as Copas e no Orkut concorreram através de mini-concursos realizados por meio da página de recados e sessão de depoimentos, em competições com temas semanais, entre eles o “Dia dos Namorados”. No Youtube e Flickr os competidores  puderam conferir os vídeos das ações (realizadas em bares e eventos), além de fotos com os resultados dos ganhadores. A ação começou dia 13 de maio e foi até 11 de julho (quando acabou a Copa). Foi válida para todo o RN  e regida por um regulamento. O projeto foi de Alinne Fernandes e Augusto César. O planejamento, execução e monitoramento ficou por conta de Alinne Fernandes. Essa foi a primeira ação digital da profissional que ganhou mídia nacional. Foi publicada no portal da Revista Próxxima.


“Nós fazemos parte da torcida FARN”

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Cliente A FARN é a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Desde março de 2010 Alinne presta consultoria para a instituição e, neste período, já realizou várias ações que integraram o site e algumas redes e mídias sociais. Além da consultoria de Alinne, a Faculdade conta com uma agência de publicidade digital (Maxmeio) e de outra agência off-line(Comitê Criativo). Todas as ações acontecem de maneira integrada. Sobre a ação digital A ação teve duração de uma semana e foi promovida no perfil do Twitter da instituição, na área promocional do Orkut e no portal da Faculdade, por meio de um rich media. A dinâmica era o seguinte: os internautas tinham que enviar fotos com os amigos torcendo pelo Brasil e colocar na imagem a frase “Copa 2010. Nós fazemos parte da torcida FARN”. A mais animada levou um kit festa da panificadora Hora do Pão, para torcer com os amigos em um dos jogos do Brasil. Alinne Fernandes fez o projeto, executou e monitorou a ação.


“Dia dos Pais Botton”

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Cliente: Botton

Sobre a ação:

A ação de “Dia dos Pais” da Botton aconteceu durante o mês de agosto. A Maxmeio fez um hotsite onde os internautas puderam se cadastrar e deixar seus posts dizendo porque mereciam passar um fim de semana em hotel 5 estrelas com tudo pago pela Botton.

Antes de fazer o post, os participantes assistiram a um vídeo produzido pela agência de publicidade do cliente, que reproduzia todo o conceito da campanha offline idealizada pela própria agência.

A ação, regida por um regulamento, ganhou mídia nacional mais uma vez e foi promovida através do Orkut, Twitter e Flickr.

Alinne Fernandes trabalhou no planejamento, gerenciamento de redes e mídias sociais e monitoramento da imagem da empresa na web durante a execução ação digital.

Vídeo produzido pela Nós Comunicação.

 


“#NoForumComAFARN” Cliente: FARN

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Sobre a ação:

A FARN foi patrocinadora do I Fórum de Planejamento em Mídias Sociais que aconteceu em 23 de outubro.

A minha missão junto com o Comitê Criativo (agência off-line da Faculdade) foi criar uma ação digital que pudesse envolver os participantes do evento e divulgar a identidade visual da nova campanha de vestibular (“Pense grande”).

Durante toda a semana nós já havíamos criado concursos recreativos com a tag #PenseGrande e já havia sido decidido que o Cubo que estava sendo usado no comercial  da campanha estaria no estande. Mas que funcionalidade dar para ele? Foi quando a equipe do Comitê resolveu usar o blutuf . Assim os participantes puderam receber um código de acesso para fazer o download das palestras no portal da faculdade e gerar mais acessos. Ótimo.

Mas como conseguir mais interação? Foi aí que tive a idéia de criar a tag #NoForumComAFARN  e incentivar os participantes do evento a fazerem a cobertura através de posts ou fotos no Twitter, utilizando a tag.

Ficou decidido que no fim do evento sortearíamos um netbook entre os que fizessem a cobertura utilizando a tag.

A Maxmeio ficou responsável pela viabilidade técnica do Blutuf e por criar o sistema de acesso (através do código enviado aos celulares) das palestras para download.

O resultado foi: a ação bombou. Durante todo o dia ficamos entre os 10 assuntos mais comentados de Natal no twitter (a tag foi usada 517 vezes pelos 300 participantes do evento, que aconceteu de 8h às 17h). Movimentei a mídia social pessoalmente.

Para as pessoas que estavam fora do RN e que quiseram acompanhar, nós criamos uma lista no perfil @farnrn com os perfis dos participantes do Fórum. Lá todos puderam se manter informados sobre tudo que estava acontecendo, inclusive com a tag oficial #ForumDeMidiasSociais (criada pelos organizadores do evento).

Podemos perceber que apesar da tag obrigatória para participação ser #NoForumComAFARN as pessoas também usaram #PenseGrande (tag da nova campanha de vestibular) espontaneamente. Todo esse engajamento é fruto de 7 meses de trabalho intenso nas redes e mídias sociais.


#TwittaoDoCaju

A FARN é patrocinadora oficial do bloco Caju no Carnatal (maior micareta do Brasil). Com o objetivo de estreitar a relação da Faculdade com os foliões do bloco e a organização no evento, a FARN em parceria com a Destaque Promoções (promotora do Carnatal) realizou de 03 de novembro a 02 de dezembro o #TwittaoDoCaju.

Para concorrer a 2 (dois) abadás e subir no Trio do Caju (que tem como animadora oficial do Bloco a cantora Cláudia Leite), os participantes tiveram um mês para Twitar frases com as palavras FARN e CAJU.

Após um mês de muita movimentação no Twitter, finalmente a comissão julgadora (composta pela equipe de comunicação e marketing da FARN) anunciou a frase ganhadora:

“@farnrn quem #pensagrande ja sabe que a #farn e a melhor opçao.Quem procura alegria sabe que o bloco #caju e pura emoção.” @ingridAguiarf

A frase foi estampada em camisetasusadas pela ganhadora e pela equipe da FARN no corredor da folia.

O engajamento dos internautas e a mídia espontânea gerada pela propaganda boca a boca atingiu 26.478 perfis de Twitter.

Alinne Fernandes atuou gerenciando a ação nas redes e mídias sociais e mensurando os resultados através do monitoramento da ação.

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